Reunião entre funcionários de um empresa, para conversar sobre segurança no trabalho DDS

O que é DDS e 28 temas criativos para aplicar

O Diálogo Diário de Segurança, ou DDS, é um importante mecanismo que as empresas podem adotar para prevenir casos de acidentes e doenças laborais.

Também conhecido como DDS, esse recurso,com toda a certeza, é fundamental para a gestão de pessoas.

Ele possibilita que colaboradores e lideranças estabeleçam um diálogo que promova a conscientização, a transparência, a integração e o fortalecimento dos valores da empresa. 

Contudo, mesmo com tantos benefícios, muitas corporações não aplicam o DDS, seja por falta de conhecimento sobre essa prática ou por falta de experiência e expertise na área.

Se você quer saber mais sobre esse tema, e ainda receber ideias incríveis para facilitar na realização dessa ação, fique conosco até o final deste texto!

O que é o Diálogo Diário de Segurança (DDS)

Como o próprio nome diz, o DDS é um diálogo que deve ter recorrência diária.

Ele é voltada para assuntos que afetam a segurança e a saúde do trabalhador em seu cotidiano.

Essa ação normalmente ocorre no início do expediente de trabalho, ou quando é registrada alguma situação de risco.

Ela consiste em um curto diálogo com duração entre 10 e 15 minutos.

Durante a conversa devem ser abordados principalmente temas relacionados à Saúde e Segurança do Trabalho, com o intuito de aumentar o grau de percepção de risco do colaborador, de promover a saúde preventiva, e incentivar hábitos e comportamentos de autodesenvolvimento. 

Os temas devem ser planejados e preparados de forma antecipada, para que se possa extrair o máximo de benefícios dessas ações.

Também é muito importante que se faça o controle de frequência dos colaboradores e que se estimule uma participação pró-ativa entre eles. Contudo, vale a pena lembrar que a ação deve ser um diálogo participativo, e não uma palestra maçante.

Recursos tecnológicos, como aplicativos especializados em Segurança e Saúde do Trabalho, ou SST, podem ajudar na hora de planejar e executar as ações. Outro ponto positivo é a possibilidade de estabelecer diferentes temas e dinâmicas para diferentes setores da empresa, de acordo com a realidade de cada área.

Alguns desses aplicativos também permitem que se faça o controle de presença dos colaboradores, além disso, são capazes de entregar várias métricas como a taxa de engajamento, objetivos concluídos e eficácia das ações.

Por último, vale a pena ressaltar, que a organização do DDS depende do tamanho e necessidades específicas da empresa, e que essas especificidades devem estar no centro do planejamento das ações.

Importância do DDS

A importância do DDS, portanto, vem justamente por proporcionar um ambiente para trocas de informações, conhecimentos e experiências. Ao valorizar a comunicação entre trabalhadores e corporação, cria-se um vínculo de confiança e consequentemente traz melhorias para o ambiente de trabalho.

Um clima organizacional saudável, fundamentado em uma cultura de segurança, não apenas reduz os riscos de acidentes e doenças, mas também pode levar a um aumento da produtividade, já que os colaboradores poderão focar em suas atividades, sem ter que se preocupar com um ambiente de trabalho inadequado.

Ao incentivar os colaboradores a participarem de maneira preventiva e ativa na identificação e solução de problemas de segurança, todos se sentem responsáveis pelo ambiente de trabalho, e dessa forma, com o tempo, os conhecimentos se transformam em hábitos, justamente por serem abordados de forma contínua.

Exemplos de atividades de DDS

1) Foco e Segurança no trabalho

Muitas vezes, acidentes acontecem no trabalho devido à falta de atenção e foco. Isso acontece já que funcionários podem se esquecer de determinados protocolos de segurança ou ficarem descuidados ao longo do tempo. 

Mesmo que já tenham aprendido as informações em treinamentos e eventos de Segurança e Saúde no trabalho anteriormente, trazer a atenção dos colaboradores para esses pontos ajuda a manter os procedimentos de segurança sempre presentes na mente deles e também podem servir como uma forma de aprimorar os protocolos baseado no que for identificado no dia a dia. Portanto esse tema é um que pode ser repetido várias vezes, por exemplo no início de cada mês.

2) Uso correto de EPIs e EPCs

Outro tema importantíssimo e que pode ser realizado com recorrência. A sigla EPI significa Equipamentos de Proteção Individual, e a sigla EPC Equipamentos de Proteção Coletiva. 

Esses equipamentos servem para minimizar a exposição aos fatores e elementos de riscos que podem levar a acidentes ou doenças laborais.

Uma dica interessante é que esse tema pode ser dividido em vários outros, e cada um já pode servir para um DDS diferente.

Alguns exemplos são; conservação dos equipamentos, higienização, procedimentos para checagem de equipamentos antes do uso, utilização adequada de cada equipamento e armazenamento correto.

3) Manutenção de máquinas e limpeza industrial

As diferentes indústrias possuem realidades diferentes, e cada uma irá exigir determinadas rotinas de limpeza e manutenção.

Esse assunto é muito importante de ser discutido no DDS, já que os colaboradores que estão envolvidos nas operações, podem fornecer insights valiosíssimos sobre possíveis pontos de melhorias.

4) A Ferramenta 5S

O 5S é uma metodologia de administração criada no Japão.

Ela foi criada para ajudar as empresas a se recuperarem e se reorganizarem no período após a Segunda Guerra Mundial.

O termo é um acrônimo com 5 palavras japonesas que significam:

Senso de utilização, senso de organização, senso de limpeza, senso de padronização e senso de disciplina.

Uma dica bem legal sobre esse tema, é que cada um desses pilares podem ser abordados em dias separados, dando mais profundidade em cada tópico.

5) Ergonomia

Problemas relacionados à ergonomia são muito comuns entre trabalhadores, especialmente os que precisam trabalhar longas horas de pé ou sentado.

Com o tempo, uma postura inadequada pode gerar sérios prejuízos à saúde, portanto esse é um tema que pode melhorar muito a qualidade de vida e a qualidade do trabalho dos colaboradores.

6) Como manter uma alimentação saudável?

Uma alimentação saudável é a base de uma vida saudável. Com uma dieta balanceada é possível alcançar mais disposição, energia e bem-estar. 

Abordar esse tipo de tema é uma ótima oportunidade de incentivar os trabalhadores a cuidarem da própria saúde.

7) A importância de ter um sono de qualidade

Existem vários estudos que mostram a importância de ter uma boa noite de descanso.

Hábitos como planejar a rotina de sono, preparar um ambiente adequado para dormir e até alimentação podem ajudar muito a melhorar a qualidade do sono.

Levar esse tipo de informação para o diálogo pode contribuir muito para aumentar a disposição no dia a dia.

8) Os principais hábito de higiene

Por mais que possa parecer óbvio, é fundamental trazer esse tipo de informação para o DDS. Isso porque a higiene básica é indispensável quando o assunto é saúde e qualidade de vida, e como bem sabemos, colaboradores saudáveis e felizes são capazes de alcançar resultados superiores para a sua corporação.

9) Saúde mental, ansiedade e depressão

O Brasil é um país com um alto número de pessoas com problemas de ansiedade e depressão, e isso obviamente afeta todos os setores da economia.

Infelizmente, muitas pessoas não prestam a devida atenção a essas questões, e com o tempo muitos problemas aparecem, afetando toda a vida delas, inclusive a sua rotina de trabalho e as suas relações interpessoais.

Portanto, levar esse tema para o DDS é uma ótima forma de promover a saúde mental entre seus colaboradores.

10) Análise preliminar de risco

A análise preliminar de risco é fundamental para manter um ambiente de trabalho seguro e saudável.

O objetivo desse tipo de ação é identificar possíveis riscos que estejam presentes no dia a dia dos trabalhadores, e atuar de forma preventiva para evitar a ocorrência de acidentes ou o surgimento de doenças.

Portanto, esse tema pode ser repetido com alguma recorrência, justamente para que a análise preliminar de risco faça parte da rotina de trabalho dos colaboradores.

11) A importância das sinalizações no ambiente de trabalho

Apesar de ser um tema que já deve ser abordado quando o colaborador começa a trabalhar na empresa, o DDS ainda pode servir como um instrumento para reforçar a importância de se respeitar todas as sinalizações, o porquê de cada uma, e um lembrete para que todos mantenham a concentração durante as atividades.

12) Como agir em situações de emergência

Mesmo que o objetivo das atividades em Segurança e Saúde do Trabalho sejam prevenir emergências, ainda devemos estar preparados para qualquer cenário.

Portanto mapear possíveis situações de emergência, e elaborar planos de contingenciamento é de suma importância.

Levar esse assunto para o DDS pode ajudar a trazer as perspectivas de quem de fato trabalha na ponta da linha de produção, e isso com certeza irá impactar de forma positiva na criação de um plano de segurança.

13) Primeiros Socorros

Esse assunto se relaciona muito com o anterior e pode inclusive salvar vidas.

Chamar um profissional de SST para ensinar técnicas de primeiros socorros como por exemplo, massagem cardíaca, manobras para desengasgar uma pessoa, o que fazer em caso de intoxicação, queimadura, quedas, choque elétrico, entre outros, é uma ótima alternativa para o DDS.

14) Cuidados com energia elétrica

Todos sabemos dos riscos que acidentes com energia elétrica podem representar, mas esses riscos não acontecem apenas em indústrias que utilizam maquinários pesados e grandes quantidades de eletricidade.

Até mesmo em pequenos escritórios, é fundamental ressaltar a importância de sempre utilizar cabos e equipamentos da forma correta, de não deixar equipamentos ligados sem supervisão e não sobrecarregar as tomadas.

15) Exposição à substâncias perigosas

Esse é um assunto muito interessante de levar para o DDS, especialmente em indústrias que trabalham diretamente com esse tipo de substância.

Contudo, até em empresas de outras áreas, esse tema pode ser aplicado caso seja identificado algum tipo de risco.

16) Impacto dos ruídos

Esse é outro tema que pode ser adaptado à realidade de empresas e indústrias e contribuir para a saúde do trabalhador.

A exposição exagerada à ruídos pode causar problemas graves, como dor de cabeça, fadiga, estresse e até surdez.

Portanto, levar informações sobre o tema, como por exemplo, o uso correto de equipamentos de proteção auditiva e os danos que a exposição prolongada a ruídos podem causar é de extrema importância para os colaboradores.

17) Atividade física

Considerado um dos pilares de uma vida saudável, não é segredo para ninguém a importância de praticar atividades físicas.

Mas você sabia que além de todos os benefícios para a saúde que uma pessoa pode obter ao praticar exercícios, ela também é uma ótima forma de diminuir estresse, ansiedade e pode até mesmo aumentar a produtividade dos trabalhadores?

18) Dependência química: álcool e tabaco

A dependência de substâncias como álcool e tabaco é um grave problema de saúde no Brasil.

Como sempre gostamos de mencionar, levar uma vida saudável, e feliz, aproveitando de muito bem-estar, ajuda a aumentar a disposição no trabalho das pessoas. Portanto levar informações para o DDS informações que podem ajudar a combater a dependência química é um cenário onde todas as partes saem ganhando.

19) O que é direção defensiva e como contribuir com um trânsito mais seguro

Aproveitando a sequência de temas te autocuidado, um assunto interessante que pode ser abordado no DDS é a importância da direção defensiva na construção de um trânsito mais civilizado e uma cidade mais segura.

20) A importância do trabalho em equipe

O trabalho harmônico em equipe é essencial para qualquer corporação, mas em indústrias nas quais a segurança seja uma preocupação.

A boa comunicação entre lideranças e colaboradores deve ser incentivada, assim como entre diferentes setores.

Esse tipo de cooperação e diálogo ajuda cada um dos trabalhadores a se enxergar dentro de um processo mais amplo, e a cooperar mais com seus colegas. Isso consequentemente, ajuda a alcançar as metas com mais agilidade.

21) Combate ao assédio sexual e moral no ambiente de trabalho

O combate ao assédio no ambiente de trabalho é algo que já está previsto na legislação de Segurança e Saúde do Trabalho.

O DDS é um ótimo espaço para reforçar esses pontos e construir uma cultura de trabalho mais segura.

22) Prevenção de LER (Lesões por Esforço Repetitivo)

As Lesões por Esforço Repetitivo são bem comuns de ocorrerem no ambiente de trabalho, e infelizmente, após se machucar dessa forma, é bem provável que o colaborador tenha que se ausentar do trabalho.

Muitos colaboradores nem ao menos sabem da existência da LER. Portanto levar informações básicas para o DDS, como o que são essas lesões, formas de prevenção, alongamentos, exercícios entre outros, pode trazer um impacto muito positivo.

23) Criando uma cultura organizacional mais saudável

A construção de uma boa cultura organizacional é algo que demanda muito tempo e comprometimento. Será necessário realizar diversas medidas para alcançar objetivos como esse.

Contudo, essa medidas e ações precisam ser coerentes umas com as outras, dentro de uma estratégia mais ampla. Se os colaboradores não conseguirem enxergar o processo como um todo, você irá correr o risco de ver seus esforços serem desperdiçados.

Nesse sentido, o DDS é um bom momento para conversar sobre esse assunto. Mostrar para os colaboradores onde se pretende chegar, e também colher os seus feedbacks.

24) Diversidade e inclusão

Esse assunto se relaciona muito com o anterior, já que a diversidade e inclusão é uma das ações necessárias para se obter um clima organizacional mais saudável.

Por ser um tema relativamente complexo, e que ainda gera confusão em muitas pessoas, é interessante conversar sobre isso no DDS, ressaltando a importância de se respeitar as diferenças e promovendo um diálogo honesto.

25) Comunicação não violenta (CNV)

A CNV é uma importante ferramenta elaborada para facilitar a comunicação, promover respeito, entendimento entre diferentes partes e empatia.

Ela possui quatro pilares que visam estabelecer distinções entre:

  • Observações e juízos de valor
  • Sentimentos e opiniões 
  • Necessidades e estratégias
  • Pedidos e ameaças

Levar esse tipo de informação para diálogo, com certeza irá ajudar a melhorar a comunicação entre diferentes colaboradores e a melhorar o clima organizacional da empresa.

26) IST e AIDS

Pode parecer constrangedor para muitas pessoas trazer assuntos como prevenção a Infecções Sexualmente Transmissíveis, ou IST, contudo muitas pessoas sofrem em silêncio com essas questões.

Motivos como vergonha e culpa dificultam o diagnóstico e tratamento dessas doenças, o que acaba gerando uma piora dos casos.

Portanto é importante superar esse obstáculo e levar informação de qualidade sobre prevenção e tratamentos, para que seus colaboradores possam se cuidar.

27) Preservação do meio ambiente

Esse é um tema que é importante não apenas para o planeta, mas também para a saúde e qualidade de vida de todas as pessoas.

O DDS é uma boa oportunidade para levar informações que ajudem seus colaboradores a se conscientizar sobre questões como economia de água, energia elétrica, estratégias para reduzir a geração de lixo, entre outras.

Além dos benefícios mais óbvios que vem com a preservação do meio ambiente, também é interessante ressaltar que essas medidas trazem inclusive uma redução nas despesas de consumo da empresa. Ou seja, é algo que vai trazer inúmeros benefícios.

28) Planejamento financeiro

O planejamento financeiro é fundamental para as pessoas alcançarem uma vida mais próspera e feliz.

Infelizmente muitas pessoas não se dão conta disso até muito tarde. Levar esse tipo de conhecimento para o DDS com certeza será de grande valia para seus colaboradores.

Informações como gestão financeira, importância de fazer reservas de emergência, investimentos e aposentadoria irão contribuir não apenas para a estabilidade financeira de seus colaboradores, mas até mesmo para o seu bem-estar e seu engajamento com a corporação.

Porque adotar o DDS?

O DDS é uma oportunidade para levar informações e conhecimentos que irão impactar a rotina de seus colaboradores, além disso, eles estarão cada vez mais alinhados com os valores da empresa.

Esses encontros também ajudam a construir um clima de confiança e colaboração entre a empresa e seus funcionários, de tal forma que isso leva a mais engajamento e mais comprometimento.

Existem diferentes estratégias e mecanismos em SST que podem ajudar a alcançar esses objetivos.

A SIGA é uma plataforma especializada em ações de Segurança e Saúde do Trabalho, utilizando uma metodologia inovadora para engajar seus colaboradores na construção de um ambiente de trabalho mais saudável.

Se você se interessou por esse tema e quer saber mais, entre em contato com um de nossos atendentes pelo link e descubra como podemos te ajudar a alcançar esse tipo de resultado.

Aumente o engajamento e revolucione a SIPAT da sua empresa

Para empresas que buscam um programa de segurança envolvente e eficiente, a SIGA oferece uma solução gamificada e personalizada, garantindo engajamento e resultados mensuráveis para o bem-estar dos colaboradores.

Veja também