seguranca-saude-trabalho

O que é SST e qual a sua importância para as empresas?

A Segurança e a Saúde do Trabalho (SST), com toda a certeza, é um termo que deveria ser conhecido por todos os gestores. Contudo, ele ainda gera dúvidas em muitas pessoas. Tanto em relação às melhores práticas que podem ser aplicadas em uma empresa, quanto também em relação à legislação que regulamenta essa área.

Muitos avanços foram realizados em Segurança do Trabalho nos últimos tempos, e a cada ano que passa, o assunto ganha mais destaque. Contudo, a situação no Brasil ainda é muito grave e merece atenção.

Nesse texto, nós iremos abordar as principais características, benefícios e regras de Segurança e Saúde do Trabalho. Para que a sua empresa esteja em dia com todas as suas responsabilidades.

Nos acompanhe por aqui e tenha todas as suas dúvidas sanadas sobre o assunto!

O que é Segurança do Trabalho (SST)?

De forma resumida, podemos definir a SST como um conjunto de estratégias e medidas que possuem a finalidade de prevenir acidentes e doenças ocupacionais.

Por meio de ações preventivas e educativas, cria-se um ambiente de trabalho mais seguro. E dessa forma, os colaboradores se sentem mais confiantes para desenvolver as suas funções do dia-a-dia na empresa.

Uma extensa e complexa legislação regula essa área. Entre esses mecanismos legais, podemos citar o Decreto-Lei Nº 5.452. Que aprova a Consolidação das Leis de Trabalho em 1943 e a Portaria Nº 3.214 de 1978.

Objetivos da Segurança e Saúde do Trabalho

Os objetivos da SST são simples. Ela deve zelar pela saúde e qualidade de vida do colaborador, levando à prevenção de acidentes e doenças laborais.

Ela também deve garantir que a própria estrutura física do ambiente de trabalho atenda a todos os requisitos específicos de segurança e salubridade. Além de disponibilizar todos os equipamentos de segurança necessários.

A Importância da Segurança e Saúde do Trabalho (SST)

É muito fácil perceber a importância da Segurança e Saúde do Trabalho para a vida dos trabalhadores. A sua garantia representou um marco na história do nosso país.

Contudo, adotar todas as medidas de forma correta, também é muito importante para o futuro da própria organização.

Isso porque, a prevenção é a melhor forma de evitar multas e outros problemas, que podem ocorrer caso algum de seus colaboradores se acidente, ou desenvolva alguma doença, por motivos ligados ao ambiente de trabalho.

Além disso, adotar e promover todas as medidas de segurança, ajuda na criação de um vínculo de confiança entre a empresa e o colaborador. Isso por sua vez melhora o clima organizacional da empresa como um todo e gera impacto até mesmo na produtividade das equipes.

Benefícios da SST

Os benefícios proporcionados ao adotar uma cultura de segurança e saúde no trabalho são vários. E o seu impacto é sentido tanto na vida do colaborador, quanto no funcionamento da própria empresa.

Entre eles, podemos citar:

Redução do número de acidentes e doenças ocupacionais

No Brasil, nos últimos 10 anos, registramos 6,2 milhões de Comunicações de Acidentes de Trabalho (CATs). Nesse mesmo período, o Instituto Nacional de Seguridade Social do Brasil (INSS) concedeu 2,5 milhões de benefícios previdenciários acidentários. Eles incluem auxílios-doença, aposentadorias por invalidez, pensões por morte e auxílios-acidente.

Quem divulgou essas informações foi o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, desenvolvido e mantido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) em cooperação com a Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Fruto do descuido e da falta de condições adequadas de trabalho, esses números devem servir como alerta, pois a quantidade de trabalhadores que são afastados de suas funções por acidentes ou doenças ocupacionais é preocupante.

Muitas vezes, apesar de todos os esforços realizados pela contratante, muitos colaboradores acabam esquecendo ou descuidando das normas ao longo do tempo.

Portanto, é muito importante que as corporações adotem mecanismos como a SIPAT e as realizem de forma recorrente, justamente para cobrir essas lacunas e proporcionar uma reciclagem de conhecimento para os trabalhadores.

Diminuição dos índices de afastamento do trabalho

Afastamentos e faltas por motivos de saúde, estão entre os problemas mais recorrentes e que mais prejudicam as empresas.

Só para se ter uma ideia da gravidade do problema, de acordo com as informações do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, no período entre 2012 e 2021, o país contabilizou 469 milhões de dias de trabalho perdidos por motivos ligados a acidentes e doenças laborais.

A cultura de saúde preventiva e segurança no trabalho vem justamente para ajudar as empresas a melhorar essa situação.

Promoção da integração entre empregados e empregadores

Adotar e promover todas as medidas de segurança, ajuda na criação de um vínculo de confiança entre a empresa e o colaborador. E isso leva a uma melhora do clima organizacional da corporação como um todo, fortalecendo a cultura de segurança e até mesmo impactando de maneira positiva na produtividade das equipes.

Aumento da produtividade do trabalhador

A saúde física e psicológica dos empregados deve ser encarado como prioridade pelas empresas. A relação entre a produtividade das equipes e a segurança que o local de trabalho oferece é direta.

Quando um trabalhador sofre algum tipo de acidente, ou desenvolve uma doença relacionada ao seu ambiente de trabalho, a empresa deve afasta-lo de suas funções sob licença médica, transferindo para outros trabalhadores, ou setores, as suas responsabilidades, o que inevitavelmente leva a uma redução da produtividade.

De forma oposta, trabalhadores saudáveis e bem preparados conseguem executar as suas tarefas de maneira muito mais eficiente, e focar no que realmente é importante para a corporação.

Quando os trabalhadores estão preparados e treinados adequadamente, sem preocupações sobre eventuais riscos à sua segurança, eles podem dedicar os seus esforços na melhoria de processos, elevando a qualidade dos produtos e serviços ofertados.

Melhora na imagem da empresa

O mercado de trabalho mudou muito e empresas que falham em adotar as medidas necessárias, não apenas agem em desacordo com a legislação, como também comprometem seu próprio futuro, correndo risco de sofrerem punições da Justiça do Trabalho e terem a sua reputação perante o mercado e os consumidores manchada.

Por que se preocupar com Segurança e Saúde no Trabalho (SST)?

Um ambiente de trabalho inadequado, no qual não são respeitadas as devidas normas de segurança e saúde, oferece muitos riscos não apenas para o trabalhador, mas para o próprio futuro da organização.

Isso acontece porque quando trabalhadores são expostos a riscos, eles podem desenvolver diversos tipos de doenças laborais ou até mesmo se acidentarem de maneira grave.

Além disso, problemas como ansiedade, depressão, distração e até medo podem sugar toda a atenção e concentração daquele colaborador.

Nesse tipo de situação, não é apenas o trabalhador que perde saúde e qualidade de vida. A própria organização tem seus resultados prejudicados, já que seu corpo de funcionários precisa se preocupar primeiramente em não se acidentar, ou não adoecer, em virtude de um local de trabalho que não segue as leis e normas vigentes sobre o tema.

Estar de acordo com a lei significa também que os gestores poderão focar no que realmente importa, e evitar complicações desnecessárias com a Justiça do Trabalho, que acabam saindo mais custosas do que a prevenção.

É por esse motivo que investimentos em medidas que protejam os trabalhadores são tão importantes. Se você quer saber mais sobre esse tema, e sobre como a SIGA pode te ajudar a alcançar todos esses benefícios por meio de uma SIPAT inovadora, entre em contato conosco, nossa equipe está pronta para te auxiliar!

Aumente o engajamento e revolucione a SIPAT da sua empresa

Para empresas que buscam um programa de segurança envolvente e eficiente, a SIGA oferece uma solução gamificada e personalizada, garantindo engajamento e resultados mensuráveis para o bem-estar dos colaboradores.

Veja também