segurança

Construindo um ambiente de trabalho seguro: ações para colocar em prática

Garantir um ambiente de trabalho seguro e saudável é algo que deveria ser a prioridade de todas as empresas bem como uma condição garantida para todos os trabalhadores.

Contudo, muitas corporações ainda têm dificuldade em aplicar as normas de segurança e saúde de maneira adequada e eficiente. Em casos mais graves, nem ao menos sabem da sua importância e de sua obrigatoriedade. Nessas situações pode acontecer até mesmo a aplicação de severas multas por parte do Ministério do Trabalho.

Nesse artigo, vamos abordar sobre a importância da Segurança do Trabalho e sobre ações que você pode realizar na sua empresa.

O que é Segurança do Trabalho?

A Segurança do Trabalho (ST) é um conjunto de medidas e atividades voltadas para a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.

Por meio de ações preventivas e educativas, cria-se um ambiente de trabalho mais seguro. Como resultado os colaboradores se sentem mais confiantes para desenvolver as suas funções do dia-a-dia na empresa.

A ST é regulada por uma extensa e complexa legislação. Entre esses mecanismos legais, podemos citar o Decreto-Lei Nº 5.452 que aprova a Consolidação das Leis de Trabalho em 1943 e a Portaria Nº 3.214 de 1978.

Por ser uma legislação muito antiga, ela já sofreu várias alterações, inclusive outras leis foram criadas apenas para alterar algumas partes da legislação inicial, como por exemplo a Lei nº 6.514 que altera alguns pontos da Consolidação das Leis de Trabalho.

Objetivos da Segurança do trabalho

Como podemos ver, a legislação desse assunto é muito complexa.

Contudo, apesar de todos os mecanismos legais regulamentando a Segurança no Trabalho, ela tem objetivos relativamente simples.

Resumidamente, a ST deve zelar pela segurança, pela saúde e pela qualidade de vida do trabalhador, além de garantir um ambiente de trabalho seguro e os equipamentos de segurança necessários.

A importância da Segurança do Trabalho para as empresas

É muito fácil perceber a importância da Segurança do Trabalho para a vida dos trabalhadores e como a sua garantia representou um marco na história de nosso país.

Contudo, adotar todas as medidas de forma correta, também é muito importante para o futuro da própria organização.

Isso porque a prevenção é a melhor forma de evitar multas e outros problemas que podem ocorrer caso algum de seus colaboradores se acidente ou desenvolva alguma doença por motivos ligados ao ambiente de trabalho.

Além disso, adotar e promover todas as medidas de segurança, ajuda na criação de um vínculo de confiança entre a empresa e o colaborador, melhorando o clima organizacional da organização como um todo e até mesmo impactando de maneira positiva na produtividade das equipes.

Ações de Segurança do Trabalho

Cada setor da indústria e cada área da economia possui regras de segurança que são específicas, ou seja, cada realidade irá exigir medidas distintas. 

Contudo, existem algumas ações que são comuns na maior parte das empresas. Dentre elas podemos citar:

Equipamentos de Proteção Individual

Esses equipamentos devem ser fornecidos pela empresa contratante, e como o próprio nome indica, tem como função proteger o trabalhador de algum risco.

Um exemplo clássico disso são os capacetes usados em obras, protetores auditivos usados em algumas indústrias e óculos de proteção.

Contudo, até mesmo em escritórios, alguns equipamentos são fundamentais, como por exemplo mesas, cadeiras e suportes ergonômicos.

Equipamentos de Proteção Coletiva

São equipamentos destinados à segurança de todos os colaboradores da corporação.

Alguns exemplos são extintores de incêndio, placas de sinalização, exaustores e fitas antiderrapante em escadas.

Manutenção de máquinas

Como mencionamos no início desse tópico, cada setor da indústria tem uma realidade muito específica, e o maquinário necessário para cada atividade também varia muito.

Contudo, uma coisa é comum em todas as áreas: equipamentos e máquinas precisam passar por manutenções periódicas, de forma a evitar que acidentes ou outros problemas graves possam vir a ocorrer.

Treinamentos

Treinamentos sobre segurança e saúde devem ser ministrados para todos os trabalhadores, tanto na admissão quanto em outros períodos específicos, de forma a reciclar e fixar os conhecimentos e procedimentos necessários.

É interessante, além dos treinamentos básicos de cada área, que sejam realizados treinamentos e palestras temáticas sobre saúde, autocuidado e segurança.

Benefícios da Segurança do Trabalho

Os benefícios proporcionados pela segurança do trabalho são inúmeros, tanto para a vida do colaborador, quanto para a própria empresa.

Ao adotar os protocolos corretos e fomentar um ambiente de trabalho mais saudável, todos saem ganhando.

A própria imagem da empresa é beneficiada, pois apesar de ser obrigatória, muitas corporações ainda falham ao adotar essas medidas.

O mercado de trabalho mudou muito e empresas que falham em adotar as medidas necessárias, não apenas agem em desacordo com a legislação, como também comprometem seu próprio futuro, correndo risco de sofrerem punições da Justiça do Trabalho e terem a sua reputação perante o mercado e os consumidores manchada.

Se você quiser saber como podemos ajudar a sua corporação a adotar as medidas de segurança necessárias de forma simples e eficaz, evitando complicações com a justiça e promovendo um ambiente de trabalho mais saudável e seguro para seus colaboradores através da SIPAT, entre em contato com um de nossos consultores!

Se preferir também pode entrar em contato via WhatsApp!

Aumente o engajamento e revolucione a SIPAT da sua empresa

Para empresas que buscam um programa de segurança envolvente e eficiente, a SIGA oferece uma solução gamificada e personalizada, garantindo engajamento e resultados mensuráveis para o bem-estar dos colaboradores.

Veja também