A realidade do mercado de trabalho atual
Apesar de avanços consideráveis que foram conquistados nas últimas décadas, os dados sobre segurança e saúde no trabalho ainda são bastante preocupantes.
Só para ilustrar a gravidade da situação. No mundo, um trabalhador morre a cada 15 segundos por causa de acidentes de trabalho ou doenças laborais. Só no Brasil, 21.467 pessoas perderam a vida por motivos relacionados ao seu local de trabalho entre os anos de 2012 e 2021.
Apenas em 2021, foram registrados 571,8 mil acidentes e 2.487 óbitos relacionados ao trabalho. Em outras palavras um aumento de 30% em relação ao ano anterior.
As informações foram divulgadas no Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho. Que foi desenvolvido e mantido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) em cooperação com a Organização Internacional do Trabalho (OIT).
Mecanismos para redução de acidentes e doenças laborais – Conhecendo a SIPAT
Não é à toa que governos e empresas têm lutado para implementar normas e procedimentos destinados a reverter e prevenir quadros como esse.
No Brasil, um dos maiores mecanismos que existem nesse sentido é a Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho, ou SIPAT.
Ela tem como objetivo conscientizar os colaboradores para a importância da adoção de medidas de segurança em seu dia a dia com o intuito de prevenir acidentes e doenças laborais.
Vale lembrar que a SIPAT é prevista na legislação brasileira e é obrigatória para empresas com mais de 20 colaboradores. Ela deve ser realizada pelo menos uma vez ao ano.
A SIPAT deve ser realizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (CIPA). Que é um grupo formado por colaboradores com o intuito de por desenvolver ações voltadas ao tema.
Durante essa programação, os colaboradores participam de diversas atividades teóricas e práticas, desenvolvidas pela CIPA. Essas podem ser palestras sobre saúde e segurança no trabalho, treinamentos para atividades específicas relacionadas a cada setor da indústria, entre outros.
Muitas vezes, ao longo do tempo, um colaborador pode esquecer ou se descuidar em relação aos procedimentos de segurança, portanto é muito importante que a SIPAT cumpra essa função de fixar e atualizar os conhecimentos dos trabalhadores sobre as normas de segurança.
A importância da SIPAT para as corporações
O Brasil é o segundo país do G20 com a maior taxa de mortalidade no trabalho. Entre 2002 e 2020 aconteceram 6 óbitos por cada 100 mil empregos formais.
A SIPAT, portanto, não deve ser considerada apenas uma obrigação. A sua realização, da forma correta, pode salvar inúmeras vidas.
Quanto mais conhecimento sobre normas e procedimentos de segurança um trabalhador tiver, menores serão as chances de ele sofrer algum tipo de acidente.
Outro ponto benéfico é a melhora do clima organizacional da empresa e também da qualidade de vida dos funcionários, levando a uma redução do turnover e do absenteísmo.
No sentido inverso, a sua empresa também tem muito a perder quando um funcionário adoece ou se machuca por motivos relacionados ao seu trabalho, pois além do fator humano, que deveria ser a prioridade de todos, existe também um prejuízo financeiro, causado em primeiro lugar, pelo desfalque que um funcionário afastado por motivos de saúde causa, o que leva a uma redução da produtividade de todas equipes relacionadas, e também pela possibilidade de responsabilização jurídica e aplicação de multas que a empresa pode sofrer.
Conclusão
Como podemos perceber, segurança e saúde no trabalho são temas de extrema importância para a saúde das corporações, e não devem ser tratados de maneira leviana.
Os ganhos que a empresa recebe ao apostar na saúde do trabalhador vão para além do aspecto humano e podem inclusive representar graves prejuízos e até mesmo o fim para corporações que negligenciam a sua importância.
Portanto, é fundamental que gestores e empresários tenham cada vez mais conhecimento sobre esse tema, e que possam se antecipar às situações de acidentes e adoecimento que possam acontecer em suas empresas.
Se você deseja saber mais sobre esse assunto, ou sobre como podemos auxiliar a sua corporação a realizar a SIPAT, entre em contato com um de nossos especialistas! Se preferir Também pode realizar contato via WhatsApp!